quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O ÚLTIMO SONHADOR DA FRONTEIRA...

Hoje vou falar ou escrever sobre a música em geral, especialmente a nossa, aqui da Amazônia, do meu querido Acre. É um dia difícil, se não bastasse a luta diária que muitas das vezes nos parece intransponível, ainda vou ter que citar a  partida de mais um ídolo da minha geração que ontem foi buscar sua morada em outro plano. Um dos maiores intérpretes da música no Brasil, podendo-se dizer do mundo também, com um vocal e arranjos perfeitos e indescritíveis, MAGRO, como era conhecido e chamado por seus colegas e amigos componentes do Grupo MPB-4 faleceu aos 69 anos de câncer na laringe.Quantas vezes nos idos de 64,  eu ouvia as músicas de Chico Buarque, Milton Nascimento, fontes das minhas inúmeras composições, tão bem interpretadas  por essa turma formidável. Juntava-se também a essas verdadeiras feras as obras musicais deixadas pela minha querida Nara Leão e tantos outros que faziam a gente sonhar com um mundo de paz totalmente diferente do que hoje vivemos. Músicas feitas para nunca mais serem esquecidas...Sinceramente, é uma perda irreparável, que não consigo encaixar direito ou corretamente meus sentimentos nesse artigo..mas deixo aqui esse registro e o meu abraço sentido à MPB e ao querido MPB -4.
Aqui na Taba, no alto dos meus 62 (sessenta e dois) anos a luta em defesa da nossa música ficou ainda mais feroz e incompreendida.Estamos diante de um Governo insensível, avesso , indiferente e distante da nossa produção musical.Os artistas, aqueles bravos guerreiros de tempos atrás, na sua maioria, se entregaram, se venderam ou se perderam. Encostaram suas armas, que eram suas obras, preferindo desfrutar do canto e benesses governamentais. Nas minhas andanças incansáveis e infrutíferas pelos corredores da FEM em busca de recursos, os quais são de direito, conquistados através de Projeto da Lei de Fomento, só escuto respostas evasivas, sem qualquer solução, isso há 09 (nove) meses..com um Governo há exatamente quase dois anos sem canalizar a verba que é justa e de direito para a cultura. Mas a farra para os mega eventos tem dinheiro de sobra. Não sou contra a vinda dos "astros" populares e/ou fabricados, mas a nossa música tem que ser respeitada o que não acontece no momento, sendo triturada e literalmente falida.Não sei mesmo até onde terei ou arranjarei forças, afinal já estou meio velho e cansado, pois além de tudo isso, assisto incrédulo a quebradeira total do comercio no Acre, inclusive ou principalmente as casas noturnas (bares etc.) no meu entorno já fecharam mais de 15 estabelecimentos...O que está acontecendo que ninguém percebe isso?? Sofri épocas atrás no meu querido bar "O PORÃO", berço do último comício petista com Jorge Viana e Regina Lino em 1.990, a pressão do Governo da época (que não era o PT) para acabar com o Bar, o que ocorreu mais tarde,após funcionar debaixo de LIMINAR.(Resistência Brava nossa...)
Hoje assisto o LOFT com centenas de gente espinafrando, reclamando que não tem mais lugar em Rio Branco para se divertir...sou solidário ao LOFT nesse momento.. Se o Governo tem rios de dinheiro para os eventos da Arena e como bem disse uma sua representante  que é o que o povo quer,experimentem então colocar também os diversos músicos compositores lá como tentou tão bem fazer o Governador Binho para que possam mostrar livremente seus trabalhos e poderem viver com o mínimo de dignidade....Encerro esse artigo assim:
"Tem dias que a gente se sente,como quem partiu ou morreu...a gente estancou de repente, ou foi o mundo então que cresceu...a gente quer ter voz ativa no nosso destino mandar, mas eis que chega a roda viva e carrega o destino pra lá... Roda mundo, roda gigante, roda moinho, roda pião, o tempo rodou num instante nas voltas do meu coração"..(Mestre Chico Buarque)..um beijo MPB-4..
Heloy de Castro -Bel. em Direito e Comunicação Social (Músico, Compositor-Sonhador)

Um comentário:

  1. depois de ler esse artigo, realmente nós coloca pra pensar, fiquei até sem palavras srs ,Adorei Heloy bjaooo

    ResponderExcluir