terça-feira, 14 de agosto de 2012

BRASIL – PAÍS DOS MEGAEVENTOS


    Público e notório que a FIFA - sediada no velho continente - é hoje, um reflexo da crise econômica européia. Mesmo assim, insiste em ignorar o fenômeno e segue determinando coisas que ela não deveria desconhecer.
     Em editorial no site da ABRALTUR – www.abraltur.com.br - sob o título "Copa do Mundo – Presente de Grego" – foi dito que atualmente o Brasil é o único país capaz de sediar um megaevento tal qual a Copa do Mundo e similares. E a fim de não se transformar num presente de grego, teria que se realizar definitivamente no Brasil.
    A FIFA não tem cacife para impor (através de sorteios) rodízios de localização de megaeventos nesse ou naquele país, obrigando-os a custosas infraestruturas que posteriormente serão relegadas por falta de atividades proporcionais e de manutenção. Observem apenas alguns detalhes referentes ao Maracanã após as reformas: 231 banheiros, 1.222 vasos sanitários, 969 lavatórios, 857 mictórios e 320 câmeras. Custos elevados também nos demais estádios regionais brasileiros, escolhidos para a Copa.
     Não é possível que esses investimentos de bilhões de reais se destinem a eventos sazonais com base em ultrapassadas resoluções da FIFA, que se contrapõem à realidade atual.
    Ela própria, a FIFA, precisa modificar seus parâmetros e reconhecer que o Brasil é o único país em condições de receber e patrocinar megaeventos com a participação mundial, a começar pelas demais Copas do Mundo, de futebol.
   Pela matemática dos fatos, todos esses megaeventos esportivos terão que ser - a bem da verdade - realizados definitivamente no Brasil a fim de que não se transformem num presente de grego pelo mundo afora. Continuará com a FIFA, o sorteio dos países que participarão dos megaeventos. Dessa forma lógica, a Copa do Mundo de Futebol poderá se realizar de dois em dois anos no Brasil. E todos serão bem-vindos, beneficiados e o esporte, incrementado a nível mundial.


M.R.Gomide – jornalista
Pres. ABRALTUR
mrgomide@yahoo.com.br



Fonte:
  http://www.abraltur.com.br/midiatur1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário